Sessão do Dia 09/12/2014


A Câmara Municipal de Atalanta, na Sessão Ordinária do dia 09 de dezembro de 2014, deliberou em segundo turno os projetos de leis, 035/2014, que autoriza a firmar termo de parceria com a APREMAVI para a Gestão do “Parque Mata Atlântica”, 038/2014, que autoriza a firmar convênio com o Governo do Estado, por meio da CASAN para a gestão do fornecimento de água e saneamento básico, 042/2014, que anula e suplementa dotações orçamentárias e 043/2014, que altera dispositivos da lei orçamentária para 2015, regulamentando a utilização do limite de 10%, previsto para o remanejamento de dotações do orçamento, sendo todos aprovados por unanimidade.

Na Sessão ainda foram lidos e aprovados em primeiro turno, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 044/2014, que anula e suplementa  dotações orçamentárias e o Projeto de Lei do Legislativo Municipal, nº 005/2014, de autoria do Vereador Edson Kurtz, que institui horário especial para funcionamento de bares e similares, considerando a ausência de regulamentação específica na legislação municipal.

A Câmara Municipal de Vereadores, em cumprimento ao disposto na Lei Municipal nº 1381/2014, de autoria do Vereador Valdonir Amarante, contando com a presença do Prefeito Municipal em Exercício Tarcísio Edegar Hillesheim, a Secretária Municipal de Educação Marize Boeng, a Diretora da E. E. B. Dr. Frederico Rolla, Kátia Raquel Testoni Longen, a Diretora da E. M. E. F. de Vila Gropp, Mariléia Zanelato Bágio, a Diretora da E. M. E. F. de Ribeirão Matilde, Adriana Voss Senen, bem como dirigentes de entidades de classe, servidores, municipais e estaduais, servidores da Câmara de Vereadores, e cidadãos representantes dos segmentos das comunidades escolares e, em especial os estudantes a serem homenageados, realizou a entrega da premiação “Aluno Exemplar”, cujos objetivos da lei foram apresentados pelo vereador proponente, quando usou a tribuna para fazer suas considerações.

As homenagens de “Alunos Exemplares” da (E. M. E. F. Vila Gropp) foram entregues às estudantes, Ana Paula Steinheuser, a qual recebeu a honraria das mãos do Vereador Zulnei Jochem, e Mariana Demarchi (E. M. E. F. Vila Gropp), que recebeu o prêmio do Vereador Cláudio Volnei Sens.

A premiação da (E. M. E. F. de Ribeirão Matilde) foi realizada pelo Vereador Juarez Miguel Rodermel que fez a entrega da honraria à estudante Thainá da Rosa Lehmkuhl e o Vereador Edson Kurtz efetuou a entrega do prêmio a estudante Janine Voss Gutz.

Os prêmios da (E. E. B. Dr. Frederico Rolla) foram entregues aos estudantes, Maycon Victor Schelter, pelo Vereador Helio Moll, Catherine Carolita Fronza, que recebeu a honraria do Vereador Dimas Evaldo Becker e Tiago Ravel Schroeder, cuja premiação foi entregue pelo vereador Zildo Nunes.  

Fizeram uso da palavra o estudante Tiago Ravel Schroeder, representando todos os homenageados, o qual agradeceu a Câmara de Vereadores pela honraria recebida e destacou a importância do reconhecimento pelo esforço e dedicação aos estudos e ao conhecimento adquirido pelos alunos. A Diretora da E. E. B. Dr. Frederico Rolla, Kátia Raquel Testoni Longen, representando os gestores das unidades escolares do Município de Atalanta elogiou a iniciativa de homenagear os estudantes que se destacaram no ano letivo de 2014, frisando que a Educação de Atalanta vem se destacando em nível estadual e federal, graças ao esforço e dedicação dos alunos, dos professores e de toda a comunidade que apoia as ações educacionais. Finalizou citando uma frase do Educador Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

 Ao fazer uso da palavra a Secretária Municipal de Educação Marize Boeng destacou a importância do evento para a Educação Municipal, fazendo referência de que se trata de um momento histórico, pois o reconhecimento do esforço e dedicação dos alunos serve de estímulo à aprendizagem.    

O Prefeito Municipal em Exercício Tarcísio Edegar Hillesheim, ao se pronunciar, parabenizou os estudantes homenageados fazendo referência ao apoio dos pais e ao trabalho dos profissionais da educação, como pilares fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Disse que a homenagem realizada representa um marco para que as entidades visualizem a educação como o meio primordial do desenvolvimento do município.

Ao ocupar a tribuna, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Atalanta, Alvino Schelter, cumprimentou a todos, parabenizando os homenageados pelo esforço e dedicação aos estudos. Colocou que, embora a Câmara tenha feito a homenagem aos estudantes que obtiveram melhor rendimento escolar, a homenagem deve ser recebida com humildade, tendo em vista que não se poder desprezar a capacidade e inteligência de todos os alunos que estudam nas escolas do Município. Finalizou agradecendo a presença de todos e disse estar grato com a participação da comunidade nas ações do Poder Legislativo Municipal.    

Encerrada a homenagem aos estudantes, fizeram uso da palavra livre os vereadores, Valdonir Amarante, que relatou sobre a participação de Atalanta no Encontro de Vereadores realizado em Brasília, salientando que o evento foi produtivo em razão das palestras e dos temas que foram discutidos.

O Vereador Dimas Evaldo Becker fez menção à importância do evento realizado em Brasília, como meio fundamental ao aprimoramento dos vereadores, parabenizando também os estudantes homenageados.

Os vereadores, Claudio Volnei Sens e Edson Kurtz fizeram referência à homenagem aos estudantes como sendo de fundamental importância para o desenvolvimento do conhecimento e da qualidade de vida da população, considerando que os estudantes representam o futuro de Atalanta.

Ao final, o Presidente da Casa convidou todos os estudantes homenageados para o registro fotográfico que integrará os arquivos memoriais da Câmara Municipal de Atalanta.